quarta-feira, 8 de maio de 2013

“O Estranho Misterioso” de M. Twain.


O pacífico vilarejo de Eseldorf cochilava no interior da Áustria em plena Idade Média. E assim seria para sempre, não fosse a chegada de um ser enigmático e poderoso, que irá escancarar as hipocrisias daquela pequena comunidade. Theodor Fischer, o jovem narrador, ao brincar com seus amigos no bosque próximo da cidadezinha, descobre um garoto que possui faculdades mágicas e que se diz um espírito; alega também ser sobrinho do Anjo Caído e deplora o Senso Moral, que, segundo ele, coloca os homens abaixo dos animais.
Mark Twain (1835-1910) é indiscutivelmente um clássico norte-americano. Autor de livros como ‘As Aventuras de Tom Sawyer’ e ‘As Aventuras de Huckelberry Finn,’ tornou-se conhecido por um estilo ágil e humorístico. Aqui, neste ‘O Estranho Misterioso’, publicado postumamente e em que Twain trabalhou após a morte de sua esposa e duas filhas, a escrita também é fluida – mas o conteúdo, sombrio.

Fala-se em “suspensão da descrença” quando tratamos de ficção, mas no desenrolar desta obra é uma suspensão da própria crença no que é mais inquestionável que é posta em jogo. O que é a realidade? Qual o papel do ser humano nela? Esta é uma obra por vezes difícil, mas o caminho para o mais sublime também passa por trilhas escarpadas.

Preço: 28 reais + Frete. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário