terça-feira, 7 de maio de 2013

“Kappa” de A. Ryunosuke.

Os Kappas, figuras da mitologia japonesa, são seres aquáticos que possuem um corpo escamoso, bico de ave e um prato oval no topo da cabeça. Eles vivem numa excêntrica e inesperada realidade – até a chegada do narrador deste livro que, por acidente, tem contato com esse universo incomum. Mas será que os Kappas são tão estranhos ao nosso mundo e tão diferentes assim dos seres humanos?
Em estilo conciso e elegante, esta novela, traduzida diretamente do original em japonês, usa o tom de uma fábula infantil como disfarce para mostrar as vicissitudes de nossa espécie. Das coisas levadas a sério pelos humanos, os Kappas troçam (e vice-versa). A inversão pode ser engraçada – ou assustadora…

Akutagawa Ryunosuke (1892-1927), um dos nomes mais importantes da literatura de seu país, escreveu esta sátira ácida não só sobre a sociedade japonesa, mas sobre a condição humana em geral, no mesmo ano em que cometeu suicídio. Sobre o autor, Jorge Luis Borges declarou: “Extravagância e horror estão em sua obra mas nunca em seu estilo, que é sempre límpido como cristal.”

Preço: 18 reais + frete. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário